Voltar

O que é BPM e a sua importância dentro da empresa

Com mercados cada vez mais inflados, muitos empreendimentos seguem em busca de ferramentas e alternativas que lhes deem mais competitividade. Uma das técnicas que vem sendo adotada por muitas empresas, com o intuito de proporcionar maior eficiência em seus próprios processos, é justamente o BPM.

O fato é que não é somente a qualidade de um produto que define a excelência ou sucesso de uma empresa. Na verdade, de nada adianta você trabalhar com um produto excelente se o processo de fabricação, distribuição e até mesmo divulgação deste é completamente confuso e até mesmo incomum.

Sendo assim, para crescerem e se tornarem mais competitivas, muitas empresas estão investindo em seus próprios processos. Ou seja, adotando técnicas na parte interna do funcionamento do empreendimento, a fim de que todas as operações sejam otimizadas, mas ainda assim, realizadas da melhor forma possível.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é o BPM e qual a sua importância dentro de uma empresa. Além disso, falaremos também sobre o passo a passo para instalação dessa estratégia que, de acordo com o Relatório de Pesquisa de Mercado de Gerenciamento de Processos de Negócios da Market Research, está em crescimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que é o BPM?

O BPM (Business Process Management), também traduzido como Gerenciamento de Processos de Negócio, é nada mais nada menos do que uma estratégia que pode ser implementada dentro de uma empresa. Afinal de contas, ela visa melhorar o desempenho geral de um empreendimento.

Sendo assim, o BPM trabalha com métodos que buscam medir, modelar, descobrir, analisar, otimizar e automatizar processos. Tudo isso justamente com o objetivo de fazer com que todas as operações presentes dentro de uma empresa sejam muito mais eficientes, tirando o melhor proveito do menor tempo.

Vale ressaltar que essa estratégia não está relacionada exatamente aos projetos específicos de uma empresa. Na verdade, ela é direcionada aos principais processos presentes em um empreendimento, aqueles que são não apenas essenciais como vitais para o funcionamento do negócio.

Em suma, o Business Process Management pode ser utilizado para trazer mudanças internas dentro de um empreendimento. Com isso, é possível construir um maior valor para o serviço ou produto da marca, através de uma integração dos objetivos que chega diretamente ao cliente.

Qual a importância do BPM dentro de uma empresa?

Independentemente de qual seja o seu negócio, certamente ele conta com alguns processos que se repetem frequentemente. Sendo assim, o BPM fará justamente uma análise dessas ações, a fim de explorar as melhores maneiras para se gerar maiores resultados por meio delas.

Sendo assim, essa estratégia é quase como um verdadeiro raio x do funcionamento de todo e qualquer empreendimento. No entanto, ele não apresenta apenas o diagnóstico, que pode ser de conhecimento do empreendedor, mas também as soluções para possíveis melhorias dentro de determinados processos.

Através do BPM, é possível, por exemplo, identificar os processos dentro de uma empresa que podem ser eliminados. Ou, até mesmo, algumas atividades que podem ser terceirizadas com o objetivo de não apenas serem mais eficientes como, também, mais baratas de uma maneira geral.

Além disso, quando promovemos mudanças dentro de um empreendimento temos resultados fora dele. E é justamente por isso que uma das funções do BPM é reconhecer os hábitos dos clientes e fazer com que isso seja levado em consideração nos processos de um empreendimento, a fim de entregar um melhor produto ou serviço.

Quais são os passos do BPM?

O primeiro passo para implementação do BPM é justamente a identificação dos processos existentes dentro de uma empresa. A partir do momento que isso é feito, é possível ter um maior reconhecimento em relação a sequência e método das atividades, assim como os responsáveis pela realização de tais.

Depois, é preciso realizar um mapeamento dos processos, a fim de levantar questões como duração, recursos utilizados, custos envolvidos e, também, frequência. Essa parte é extremamente importante para entender a aplicação do dinheiro em determinadas atividades e onde é possível reduzir sem perder a qualidade da operação.

Feito o levantamento dessas informações, o próximo passo é justamente buscar a melhoria dos processos. Entendendo as demandas e hábitos do consumidor, é possível implementar, cortar, terceirizar ou investir em processos que venham a proporcionar maiores resultados tanto para o cliente quanto para o empreendimento de fato.

E por último, saiba que existem muitas atividades dentro de uma empresa que podem ser automatizadas. Afinal de contas, nos dias de hoje existem diversos softwares e máquinas programadas para desempenharem operações simples e complexas, proporcionando maior produtividade a empresa.

Quais os benefícios dessa estratégia?

O BPM não é uma das estratégias mais buscadas e importantes para as empresas, hoje em dia, à toa. Na verdade, muitos empreendimentos decidiram adotar esse “sistema” justamente por conta dos diversos benefícios que ele oferece, a longo e curto prazo, para a empresa e consumidor.

Essa estratégia não apenas ajuda as empresas a identificarem novas demandas de mercado como, também, a respondê-las da maneira adequada. Com isso, reduz as chances de tornar um empreendimento obsoleto ou ineficaz, fazendo com que ele se torne mais competitivo no mercado.

Além disso, o Business Process Management também é uma excelente ferramenta para a realização de um verdadeiro pente fino de operações dentro de uma empresa. Com isso, é possível descobrir quais os métodos que não são mais eficientes para o empreendimento, cortando-os ou alterando-os a fim de aumentar a produtividade.

Sendo assim, a implementação dessa estratégia é sem sombra de dúvidas essencial para a sobrevivência de muitos negócios. Afinal de contas, o BPM, em partes, é tudo aquilo que uma empresa precisa para seguir em frente, com redução de custos sem a perda de qualidade e melhora da relação com o cliente – duas coisas que proporcionam melhor relação, proteção e segurança aos processos existentes em um empreendimento.

Saiba que pode contar com a Integrale Soluções Empresariais. Sim, porque aqui você encontrará um parceiro estratégico que está do seu lado e pronto para te ajudar.