Voltar

Entenda a importância do planejamento tributário empresarial

Para que uma empresa possa atuar de forma regular no Brasil, independentemente de seu tamanho, é preciso que ela esteja em dia com diversos tipos de impostos. Sendo assim, a existência de um planejamento tributário empresarial consistente é essencial para a garantia da saúde financeira do negócio – assim como a sua regularidade.

O fato é que a legislação tributária brasileira é extremamente complexa, com pontos em esferas municipais, estaduais e federais. Com isso, muitos empreendedores, por desconhecerem do assunto, acabam até mesmo perdendo dinheiro ao pagar tributos que poderiam ser abatidos em determinadas ações.

Sendo assim, a empresa que possui um especialista na área de tributos está sujeita a ter resultados econômicos mais efetivos. Afinal de contas, ela poderá economizar em algumas questões tributárias justamente por contar com alguém que entenda do assunto e, portanto, saiba como contornar as dificuldades do tema.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre a grande importância do planejamento tributário empresarial. Além disso, falaremos também sobre como a presença de um especialista em tributos em seu negócio poderá resultar em uma diminuição de custos vital para a saúde financeira do empreendimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é planejamento tributário empresarial?

Todo empreendedor certamente já passou por aquele momento de, ao avaliar os gastos da empresa no fim do mês, se assustar com a quantidade de impostos pagos. Acontece que esse valor pode ser reduzido consideravelmente a partir do momento que o empreendimento conta com um bom planejamento tributário.

O planejamento tributário empresarial é nada mais nada menos do que todo o processo de gestão de tributos dentro de uma empresa. Sendo assim, trata-se não apenas do pagamento do imposto em si, independentemente de sua esfera, mas da análise e organização que leva a esse abatimento.

Em uma empresa, o setor de planejamento tributário é responsável por fazer a avaliação dos tributos que incidem nas operações e produtos do negócio. Com isso, é possível verificar quais os impostos que realmente precisam ser pagos, os seus respectivos valores e, até mesmo, se há outras formas de abatimento.

Sendo assim, o planejamento tributário empresarial envolve a gestão, avaliação, resolução e o pagamento de tributos dentro de uma empresa. É um processo que depende não apenas do conhecimento da legislação tributária nacional como, também, da expertise para soluções que resultem em uma possível redução de custos.

Quais são as duas categorias do planejamento tributário?

Por ser algo relativamente complexo, que lida com legislações e idealização de soluções, o planejamento tributário empresarial pode ser dividido em duas categorias. Uma delas é o operacional, no qual se enquadram todos os procedimentos realizados por uma empresa para o cumprimento das exigências da lei.

Essa categoria é referente ao pagamento de todos os impostos exigidos na legislação dentro do prazo correto. Da mesma forma, envolve também toda a parte de escrituração das operações, assim como uma série de ações que precisam ser feitas todos os dias que envolvem os diversos tipos de tributos.

Já a segunda categoria do planejamento tributário é justamente a estratégia, que se refere às ações e estudos realizados com o objetivo de reduzir a quantidade e custo de impostos pagos pela empresa. Para isso, é essencial a presença de um profissional que tenha pleno conhecimento da legislação tributária brasileira.

Com isso, é possível definir o melhor regime tributário para o empreendimento, o qual irá resultar em uma diminuição de impostos. Além disso, a parte estratégica do planejamento tributário também envolve a definição de ações que resultem no abatimento de determinados tributos – também com o objetivo de reduzir os custos.

Como realizar um bom planejamento tributário?

Todo planejamento tributário empresarial é realizado com o intuito de reduzir a quantidade de impostos a serem pagos em uma empresa. Para isso, no entanto, é preciso adotar algumas ações específicas que, realizadas dentro da legalidade, podem tornar o seu empreendimento muito mais competitivo.

Primeiramente, é preciso identificar os chamados fatos geradores de tributos, ou seja, aquilo que resulta em um imposto para empresa. Identificando-o, é necessário então buscar, dentro da legislação municipal, estadual e federal formas de abater esse imposto – sem que incida na empresa.

Existem diversos tipos de empreendimentos que podem ser isentos de determinados impostos graças às suas atividades. Sendo assim, basta identificar na legislação tributária do seu município ou estado os fatores que permitam que a sua empresa não pague determinados impostos.

Além disso, para realizar um bom planejamento tributário é preciso, também, fazer uma análise minuciosa dos impostos pagos. Dessa forma, é possível identificar formas de reduzir as taxas, seja por meio de atividades específicas ou, até mesmo, através de incentivos colocados em acordo com os governos.

Invista em uma equipe de especialistas

Por mais que seja negligenciado por muitos empreendedores, o planejamento tributário é essencial para a segurança e saúde do funcionamento de empresas. E é justamente por isso que ele merece não apenas atenção como, também, investimento, para que toda a parte de tributos de um empreendimento seja bem resolvida.

Sendo assim, é essencial investir em uma equipe de especialistas e excelentes profissionais para cuidar da parte tributária da sua empresa. Advogados, administradores e contadores costumam estar cientes de todas as questões envolvendo o pagamento de impostos empresarial, conforme a lei.

Dessa forma, é possível garantir não apenas que os tributos da sua empresa estarão em dia com os governos como, também, propor soluções para diminuir a quantidade de impostos. Afinal de contas, a partir do momento em que os profissionais do seu empreendimento conhecem a legislação, podem encontrar, também, maneiras de abater os tributos e evitar que estes sejam pagos indevidamente.

Um bom setor de gestão e planejamento tributário, em uma empresa, significa garantia de prosperidade e competitividade no mercado. Afinal de contas, você otimiza o pagamento de impostos e reduz os custos dos mesmos, os quais poderão ser investidos em outras áreas do empreendimento.

Saiba que pode contar com a Integrale Soluções Empresariais. Sim, porque aqui você encontrará um parceiro estratégico que está do seu lado e pronto para te ajudar.