Voltar

Auditoria tributária: por que contratar uma?

O desejo de todo empreendedor é garantir o crescimento e a saúde financeira de sua empresa. No entanto, para isso, é preciso que diversos conhecimentos estejam muito bem alinhados. A realização de uma auditoria tributária, por exemplo, é a melhor forma de garantir a segurança jurídica em relação aos impostos do seu negócio.

Não é segredo para ninguém que a legislação tributária do Brasil é um tanto quanto complexa, não é mesmo? Não apenas grandes empresários como microempreendedores precisam lidar diariamente com diferentes tipos de impostos, os quais não se limitam à esfera federal, avançando também na linha municipal e estadual.

Acontece que, quando o empresário não conhece muito bem as leis tributárias do país, ou não conta para um profissional dessa área, ele pode estar perdendo dinheiro. Isso porque existem diversos impostos que são pagos indevidamente pelo empreendedor e que podem ser abatidos de outras formas. Para isso, basta conhecer a legislação.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre a importância da realização de uma auditoria, ou consultoria tributária, dentro de sua empresa. Além disso, falaremos também sobre alguns motivos que mostram por que contratar esse serviço é vital para a saúde financeira do seu empreendimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é uma auditoria tributária?

Quando paramos para analisar o funcionamento de uma empresa, muitas vezes nos apegamos somente à parte organizacional do produto ou serviço em si. Sendo assim, levamos em consideração o valor do que ofertamos, o que entra no caixa, os contratos com distribuidores e gastos da empresa com insumos e trabalhadores.

No entanto, algo que muitas vezes acaba passando batido, sem receber a devida atenção, é a parte de tributos de uma empresa. E é justamente aí que entra a importância da consultoria tributária, também chamada de auditoria tributária, a qual envolve um minucioso processo de avaliação de impostos.

A auditoria tributária corresponde a análise e validação de atividades e informações de uma empresa em relação à parte fiscal e contábil. Em suma, essa prática serve para garantir não apenas que o seu empreendimento esteja alinhado às obrigações fiscais e tributárias como, também, que não esteja perdendo dinheiro com impostos indevidos.

Vale ressaltar ainda que a auditoria é uma ferramenta extremamente poderosa para a avaliação da saúde fiscal e financeira de uma empresa. Isso porque, através dela, é possível colocar na ponta do lápis todos os gastos referentes a impostos, sejam eles municipais, estaduais e federais, para então buscar possíveis reduções de custos.

A auditoria tributária garante segurança para a sua empresa

O fato é que as empresas precisam lidar praticamente todos os dias com tributos obrigatórios. São dezenas, e às vezes centenas, de documentos e declarações que são enviadas mensalmente ou até mesmo no ano – todas com prazos definidos. Sendo assim, nem sempre é fácil manter a parte de tributos do empreendimento em dia.

Visto isso, contratar uma auditoriaa tributária é uma das melhores formas de garantir segurança para a sua empresa. Afinal de contas, esse processo garante que o seu empreendimento esteja em dia com todas as obrigações fiscais referentes a tributos, sem que haja a negligência de nenhum deles.

Profissionais da área são grandes entendedores do assunto e conhecem os prazos específicos para cada tipo de tributo. Com isso, podem criar soluções mais rápidas para o pagamento dessas taxas, sem que a empresa venha a ter problemas com os órgãos de fiscalização e não perca muito tempo.

A auditoria tributária ajuda a reduzir custos

Na correria do dia-a-dia, muitas empresas não se atentam ao valor de todos os tributos que precisam ser pagos. Com isso, muitas vezes não apenas acabam pagando taxas indevidas como, também, perdem dinheiro ao não abater determinados impostos através de outras atividades específicas.

Sendo assim, saiba que a consultoria tributária ajuda e muito a reduzir os custos de sua empresa com tributos. Para manter o empreendimento de acordo com o órgão fiscalizador, a auditoria realiza um minucioso cálculo de impostos e assim, contribuir para evitar que taxas extras ou abusivas sejam pagas.

O fato é que muitas empresas, sobretudo micro empreendimentos, acabam pagando taxas indevidas justamente por não conhecerem tão bem a legislação tributária brasileira. Isso pode ser resolvido facilmente através de auditorias periódicas, para a avaliação da questão fiscal do empreendimento como um todo.

Uma forma de aumentar a competitividade da sua empresa

Outro ponto extremamente positivo da realização de uma consulta tributária é o fato de que ela torna a sua empresa muito mais competitiva. Isso, inclusive, pode ser avaliado sob duas perspectivas diferentes: uma em relação à possibilidade de novos investimentos próprios e, outra, por meio da conquista de investidores.

A partir do momento que você consegue reduzir o valor de tributos pagos mensalmente e anualmente, é possível redirecionar esse dinheiro para novos investimentos. Sendo assim, custos que antes iam somente para o pagamento de tributos podem ir para novas máquinas, campanhas, profissionais e por aí vai – sem perder a regularidade tributária.

Além disso, vale ressaltar que empresas que possuem um plano tributário consistente e em acordo com a norma tributária são mais atraentes para investidores. Isso se deve ao fato de que esse alinhamento da questão de tributos proporciona maior segurança ao investidor, que terá uma boa noção da qualidade de gestão do empreendimento.

Uma visão capacitada que vem de fora da empresa

Muitos empresários enfrentam a dificuldade de enxergar o seu próprio empreendimento com um olhar mais distante. Imersos no funcionamento do negócio, muitas vezes acabam deixando escapar pontos específicos de extrema importância para a saúde financeira e fiscal da empresa.

Sendo assim, saiba que contratar uma auditoria tributária é uma das melhores formas de trazer uma visão capacitada de fora para dentro da empresa. Com isso, garante-se uma inserção completamente profissional para a parte de tributos, sem maneirismos ou “preocupações” que possam comprometer o trabalho como um todo.

Em suma, contratar uma auditoria tributária é uma forma de garantir que sua empresa esteja alinhada ao órgão fiscalizador de tributos. Isso, como já citamos anteriormente, gera não apenas redução de custos como também novas oportunidades de investimentos e segurança como um todo para o negócio.

Saiba que pode contar com a Integrale Soluções Empresariais. Sim, porque aqui você encontrará um parceiro estratégico que está do seu lado e pronto para te ajudar.