fbpx
5 etapas para implantação do Business Intelligence (BI)

5 etapas para implantação do Business Intelligence (BI)

Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que auxilia na organização das informações de uma empresa, tornando a análise simples e precisa. A necessidade chega a partir de um cenário marcado pela circulação de grande volume de dados e crescente transformação digital das organizações.

A utilização do BI envolve coletar, estruturar e analisar inúmeros dados e informações relevantes da rotina de gestão. Dessa forma, colaboradores e gestores conseguem realizar tarefas e tomar decisões de forma mais assertiva e agilizada.

O sistema ajuda a entender tudo o que acontece na empresa através da visão gerencial atualizada em tempo real. Apesar dos desafios da implantação do Business Intelligence para as equipes de tecnologia (internas ou terceirizadas), os resultados positivos chegam rapidamente e abrem espaço para o crescimento em escala.

Quer saber mais sobre os passos para a implementação do BI no negócio? Então dê uma olhada no texto a seguir para entender o processo.

 

Como saber se a empresa precisa de um BI?

O Panorama e Tendências 2020, produzido pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), apontou que as plataformas e aplicações de BI e Analytics movimentaram US$ 1,196 bilhão em 2019, com uma taxa de crescimento de 20,3% em relação ao ano anterior.

Esse resultado indica que a pandemia acelerou visivelmente os investimentos em tecnologias digitais pelos empresários. Mas é importante analisar cada caso na hora de pensar em implementar. Para se ter uma ideia das necessidades específicas da sua empresa, é possível começar avaliando os seguintes pontos:

– Confiabilidade dos dados obtidos;

– Solidez nas bases para tomada de decisão;

– Oportunidades e resultados em relação à concorrência;

– Conciliação de resultados planejados e realizados;

Se esses pontos estiverem pouco sólidos, provavelmente sua empresa precisa gerenciar melhor os dados disponíveis para aumentar sua competitividade. Assim, o Business Intelligence aparece como uma solução eficiente para melhorar a produtividade da equipe, a alocação de investimentos e o controle do negócio como todo.

 

Etapas para implantação do Business Intelligence

  1. Mapeamento: Nessa etapa é realizado o mapeamento do banco de dados a partir do fluxo de trabalho da empresa e regras preestabelecidas. Há também um alinhamento com o cliente, para que se tenha uma visão geral das expectativas e necessidades.
  2. Coleta: Consiste em identificar dados que são úteis para o negócio e determinar quais são os objetivos. Por exemplo: para analisar o fluxo futuro da empresa, os dados virão do setor financeiro, como contas a pagar e receber e saldo de bancos.
  3. Análise dos dados: Aqui são definidos os objetivos, métricas e cálculos que serão apresentados em dashboards. É uma das etapas mais importantes, já que as informações são cruzadas e oferecem uma interpretação inicial da situação presente do negócio. Exemplo: Através do cálculo do faturamento é possível saber o faturamento por cliente, produto, vendedor, cidade, estado, país, etc.
  4. Compartilhamento: Após o cruzamento de dados e visão dos resultados, realiza-se o armazenamento das dashboards e compartilhamento com a equipe. Os gestores podem fazer a seleção de pessoas autorizadas e da quantidade de dados que cada uma terá acesso.
  5. Monitoramento: Para que um BI seja seguro, ele precisa passar por validação constante. Isso serve para evitar conclusões equivocadas e falhas no preenchimento e coleta das informações. Por isso, é importante que o operacional tenha acesso para fazer as correções necessárias.

 

Business Intelligence: Steps Gestão

Atualmente o Business Intelligence da Steps Gestão já conta com mapeamento pronto para alguns sistemas como Protheus, Wise, Delsoft e Promob. Dentro de cada BI, há possibilidade de inserção de módulos para faturamento, financeiro, estoque, compras, contábil, impostos, custos e mais.

A existência de um produto padrão pronto facilita a implantação e adesão pelos colaboradores. Assim todas as etapas citadas acima são alinhadas com o cliente, a fim de verificar se o atual layout atende todas necessidades ou se é preciso fazer customizações.

Ainda tem dúvidas sobre a nossa plataforma? Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito da empresa, sem compromisso. Temos especialistas para te atender e indicar as melhores soluções.

Integrale

Somos um centro de apoio ao empreendedor localizado em Jaú (SP). Nossa missão é implementar as melhores práticas de gestão nas áreas tributária, financeira e contábil para otimizar os resultados da empresa. Oferecemos serviços de consultoria, auditoria tributária, terceirização contábil e financeira, tax e indicadores gerenciais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu