fbpx
3 maneiras de reduzir as despesas empresariais com tributos

3 maneiras de reduzir as despesas empresariais com tributos

Conheça três maneiras de reduzir as despesas empresariais com tributos sem riscos de multas e autuações fiscais:

Análise para escolha do regime tributário

Realizar um estudo prévio para a escolha do regime tributário garante que a empresa estará no regime mais vantajoso possível.
Atualmente, existem quatros regimes tributários e cada um deles possui uma sistemática de apuração diferenciada, e são os seguintes: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado.
Um estudo de planejamento tributário envolve praticamente todos os setores da empresa. Portanto, a partir da análise de compras, faturamento, despesas fixas e folha de pagamento, é possível realizar projeções em cada um dos regimes citados.
Além de trazer segurança ao empreendedor, um planejamento bem realizado e bem executado poderá reduzir as despesas empresariais com tributos. Ainda, ela deverá diminuir o risco de penalidades e aumentar sua lucratividade para reinvestimentos.

Revisões e auditoria tributárias recorrentes

As revisões tributárias ajudam a identificar erros e/ou falta de conhecimento em determinados assuntos por partes das empresas, o que podem levar a pagamento de tributos indevidamente. Assim, a revisão evita que a empresa fique exposta a riscos tributários desnecessários sem conhecimento.
Na atualidade, existem muitas discussões tributárias no judiciário em que os contribuintes conseguem decisões favoráveis em relação ao pagamento de tributos. Essas decisões, muitas vezes, criam caminhos para que outras empresas apliquem o mesmo entendimento obtido. Estar atento a essas temas e oportunidades certamente podem ajudar na economia de tributos.

Terceirização das atividades de que não fazem parte do objeto fim da empresa

O que também pode contribuir significativamente para a redução de gastos com impostos é a terceirização de atividades secundários (ou de suporte). Isso acontece porque, contratando terceiros, a empresa não arca com encargos trabalhistas e previdenciários. Como exemplo de gastos secundários, podemos citar contabilidade, cobrança, limpeza, segurança, transporte e logística e afins.
Nesse sentido, as empresa têm realizado movimento de manter em seu quadro de empregados apenas aqueles que estão diretamente ligados a entrega do produto ou serviço.
Assim, além da redução de impostos, o empresário consegue focar exclusivamente na sua atividade fim, trazendo ainda mais eficiência.

 

Reduzir despesas empresariais com tributos

Em resumo, as três maneiras apresentadas podem reduzir quantos impostos sua empresa pagará. Na dúvida sobre como e quais caminhos seguir, solicite a análise de um especialista.

A Integrale Soluções realiza diagnósticos gratuitos para empresas de qualquer porte. Conheça nossos Cases de Sucesso da área e solicite seu Diagnóstico Gratuito agora mesmo!

 

Rafael Ferrinho

Rafael Ferrinho possui mais de 10 anos de experiência no mercado, atuando com empresas pequeno, médio e grande porte de diversos seguimentos. Trajetória nas áreas de contabilidade (IFRS), tributária federal, estadual e municipal, exercendo a revisão na apuração dos tributos diretos e indiretos, efetuando gerenciamento de passivos fiscais, estudos e planejamentos visando a redução da carga tributária, levantamento de créditos tributários, bem como revisão de processos das áreas tributária e de contabilidade com vistas a identificar possíveis ganhos e eficiência entre equipes. Possui expertise em gestão de equipes e gerenciamento de projetos decorrentes do tempo de atuação na área. Siga seu perfil no LinkedIn.

Deixe uma resposta

Fechar Menu