fbpx
Analytics para Recursos Humanos

Analytics para Recursos Humanos

A análise de dados é algo que vem transformando todas as empresas e tornando-as cada vez mais competitivas com informações certas na hora certa. Mas, enquanto é comum ver o Business Intelligence transformando os departamentos Financeiro, Comercial ou Estoque da empresa, são raras as vezes que vemos o analytics aplicado ao Recursos Humanos. Mas, atenção: é quase que obrigatório uma empresa ter um RH orientado por dados. No artigo de hoje, vamos explicar os motivos e benefícios desta ação.

Análise de dados no RH

People Analytics é como é chamada a análise de dados para o departamento de Recursos Humanos – é quando há utilização das informações internas para se tomar decisões assertivas, diminuindo a probabilidade de erros e eliminando o “achismo”. Com essa análise, por exemplo, é possível contratar um novo funcionário observando apenas os candidatos que realmente têm chance de serem contratados, já que, anteriormente, foi realizado uma análise computacional que selecionou somente os melhores profissionais para o cargo. Se a empresa faz análise de desempenho dos funcionários da empresa, também é possível ter essas informações de maneira mais rápida, sem a necessidade de avaliar um a um.

 

E na prática, como funciona o Analytics para Recursos Humanos

Então, quais as etapas precisam ser seguidas para transformar o RH em um departamento orientado a dados?

Bom, a primeira delas é a coleta e estruturação de dados. Acredite: não adianta ter milhares de informações, se as mesmas não estão estruturadas. Essa estruturação é o que torna possível as análises e cálculos.

A segunda etapa é a criação de indicadores e métricas. É nesta etapa que os gestores devem se perguntar: O quê queremos avaliar? Como queremos avaliar? Como visualizar a informação final? Desta maneira, será possível realizar uma análise mais real e precisa.

Por fim, a última parte consiste em correlacionar esses dados, que são as ligações entre diversos dados que podem gerar informações valiosas pois essa correlação acaba influenciando nas variáveis.

 

E você, acha que a análise de dados pode ter um resultado positivo na cultura da sua empresa e do seu departamento de Recursos Humanos?

Saiba mais sobre nossa plataforma de Business Intelligence ou leia mais sobre tecnologia e inovação na Integrale Soluções.

Mateus Fenoglio

Tecnólogo em Informática com Gestão de Produção Industrial e bacharelando em Engenharia da Computação. Sócio da Steps Gestão e responsável pelo desenvolvimento de B.I.

Deixe uma resposta

Fechar Menu