fbpx
Fluxo de vida da empresa

Fluxo de vida da empresa

Você conhece os fatores que influenciam o fluxo da sua empresa? Existem as ações de trabalhadores internos, o ponto de vista de profissionais externos, a economia, a política, e até intervenções mundiais, como a pandemia que assolou o planeta em 2020.

É comum observar muitos empresários reagindo a estas influências – sejam elas permanentes ou esporádicas – que, com toda razão, afetam seus negócios. Mas, no artigo de hoje, quero abordar a proporção da responsabilidade destes eventos e a responsabilidade de um bom planejamento interno.

 

Cenário atual e o fluxo empresarial

Você concorda que um evento só é forte o suficiente para determinar o caminho do fluxo de uma empresa se todas as empresas de um determinado ramo sofressem com tal situação? Ou seja, se tivéssemos um evento que causasse problemas para todas as empresas de um setor, e que a solução fosse “impossível” para os profissionais do setor, é possível dizer que este evento mudará o fluxo da sua empresa.

Mas, o fato de existirem empresas de um mesmo ramo caminhando muito bem, mesmo em momentos em que outras estão com dificuldades, nos faz pensar que a maneira de administrar a empresa é que faz a diferença.

 

Gestão Empresarial – a chave para sair da crise

A energia vital da empresa é o empresário. É ele quem dá vida ao negócio e ritmo aos processos diretamente ligados ao core business . Crenças, valores, visão, ação, prioridade, inovação são elementos que a empresa herda do seu dono.

A nova geração de empresários que está chegando no mercado vem com uma grande transformação na maneira de gerir empresas. É necessário que os empresários consigam enxergar a necessidade de modernizar suas ideias e formas de gerir a sua empresa.
“Oxigenar” sua empresa significa trazer novidades na maneira de executar as mesmas atividades que você e sua equipe realizam.

É impossível que exista apenas uma maneira de fazer as coisas.

Portanto existem melhores ou piores práticas e podemos escolher adotar as primeiras. Basta buscá-las.

Tiago Ortolani

CEO da Integrale Soluções Empresariais e professor de Graduação e Pós-Graduação na FIJ - Faculdades Integradas de Jaú. Também é Mestre em Engenharia de Produção – Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica e Econômica pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e especialista em Perícia e Auditoria Contábil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu