fbpx
Case de Sucesso – O Regime Tributário na Gestão Empresarial

Case de Sucesso – O Regime Tributário na Gestão Empresarial

O Case de Sucesso apresentado abaixo é real. A empresa em questão teve seu nome ocultado devido ao acordo de confidencialidade com nossos clientes. Para contexto, o cliente de médio porte estava estabelecido no centro oeste paulista e, antes da auditoria tributária, enfrentava severas dificuldades financeiras.

 

Diagnóstico Tributário

(Para realizar um diagnóstico gratuito, clique aqui)

Após diagnóstico realizado por nossos especialistas tributários, foi detectado que um dos motivos da falta de rentabilidade do negócio era, além da falta de controle e organização da área financeira, a alta carga tributária. 

Na situação, foi reportado que, embora tivesse movimentação financeira relevante, empresa possuía controles de gastos pobresnão trabalhava com fluxo de caixa, tampouco realizava contabilidade, mantendo apenas o livro caixa (com imperfeições e erros técnicos), para fins fiscais. 

Também foi diagnosticado que, na maioria das vezes, os custos e despesas superavam as receitas obtidas no mês, perfazendo assim alguns prejuízos operacionais. Entretanto, pela falta de informação e organização, a empresa se mantinha recolhendo IRPJ/CSLL pelo regime do Lucro Presumido1 .

 

A Auditoria Tributária

Tendo em vista que a empresa apresentava seguidos prejuízos ou, quando apresentava lucro, este ainda era inferior a lucro que seria presumido no regime do Lucro Presumido, a Integrale propôs aos sócios, um projeto de transformação para:

  • Organizar as atividades administrativas e financeiras da empresa;
  • Melhorar seu controle interno e, consequentemente, a gestão;
  • Realizar a Contabilidade do negócio;
  • Gerar condições de optar pelo regime tributário do Lucro Real2, com o objetivo de reduzir sua carga tributária. 

 

Resultados

Trazendo números reais, o cliente que fatura em média 7,2 milhões/ano, teve:

Auditoria Tributária

Auditoria Tributária

Auditoria tributária

 

*O projeto realizado não envolveu qualquer tese jurídica ou interpretação arrojada da legislação, mas tão somente a execução daquilo que totalmente pacificado nas esferas administrativas e judiciais.

Rafael Ferrinho

Rafael Ferrinho possui mais de 10 anos de experiência no mercado, atuando com empresas pequeno, médio e grande porte de diversos seguimentos. Trajetória nas áreas de contabilidade (IFRS), tributária federal, estadual e municipal, exercendo a revisão na apuração dos tributos diretos e indiretos, efetuando gerenciamento de passivos fiscais, estudos e planejamentos visando a redução da carga tributária, levantamento de créditos tributários, bem como revisão de processos das áreas tributária e de contabilidade com vistas a identificar possíveis ganhos e eficiência entre equipes. Possui expertise em gestão de equipes e gerenciamento de projetos decorrentes do tempo de atuação na área. Siga seu perfil no LinkedIn.

Deixe uma resposta

Fechar Menu