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Case de Sucesso – Estoque, custo e PCP

Case de Sucesso – Estoque, custo e PCP

O Case de Sucesso apresentado abaixo é real. A empresa em questão teve seu nome ocultado devido ao acordo de confidencialidade com nossos clientes.

 

Diagnótico Empresarial

(Para realizar um diagnóstico gratuito, clique aqui)

Durante um diagnóstico gratuito realizado em uma indústria do setor metalúrgico, foi possível detectar uma grave falta de controle em relação à gestão do estoque e a ausência de organização em relação ao processo produtivo.

Se, por um lado, computar corretamente as informações era um desafio; por outro, a ausência de processos e procedimentos geravam atrasos, perdas de produtos, descrédito nas informações e ineficiência na equipe.

Naquele momento, o estoque era estruturado da seguinte forma:

O setor apresentava muito retrabalho, controlando os números de estoque em papéis e planilhas, subutilizando o software contratado e investindo muito tempo para obter tais informações.

A falta de definição de processos e rotinas fazia com que o setor Comercial não tivesse informações reais do estoque disponível para realizar as vendas e outro setor afetado era o de Compras que realizava compras equivocadas de matéria prima e insumos.

 

 

Em ação

A partir deste cenário, a Integrale trabalhou com base em três vertentes:

  • Planejamento estratégico da área;
  • Treinamento da equipe interna;
  • Reestruturação dos setores.

Foi desenvolvido um projeto personalizado para cada área, com todas as ações que os colaboradores realizariam no período estipulado do projeto, com o objetivo final de ter acesso às informações em tempo real e com credibilidade, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões. A equipe foi treinada, implementando novos processos e procedimentos na rotina diária e auxiliamos na reimplantação do Software da empresa, realizando o acompanhamento semanalmente do projeto junto dos setores.

 

 

Primeiros resultados

Após dois meses, os primeiros resultados começaram a aparecer.

Na Gestão de Estoque, identificamos:

  • Otimização de 13% dos recursos;
  • Melhora no gerenciamento das rotinas – foram identificadas rotinas duplicadas que puderam ser otimizadas, reduzindo a quantidade de trabalho final;
  • Automação das informações com a implementação da plataforma Steps Gestão B.I., através da qual os gestores têm acesso às informações em tempo real;
  • Decisões mais assertivas, tais como a diminuição de desperdícios e recursos, os erros se tornaram menos suscetíveis, devido a nova estruturação dos processos.

 

Já na gestão do PCP (Planejamento e Controle de Produção), obteve-se:

  • Organização dos cronogramas de produção, através da ferramenta Steps Gestão;
  • Redução de 43% dos custos operacionais e do tempo ocioso devido à automação de processos;
  • Eficiência no tempo ideal de produção, aumentando a produtividade. Antes, por exemplo, o processo completo de produção dos produtos mais vendidos demorava 72 horas para fabricação completa. Foi possível reduzir em 15%. O bom planejamento e o controle de produção apontam a necessidade exata de matérias primas e insumos, garantindo o fluxo de materiais na linha de produção.

Carla Oliveira

Contadora e Gerente Administrativa e Financeira em Integrações Empresa/Funcionário. Possui 11 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e contábil. É formada em Ciências Contábeis com CRC ativo e Pós-Graduada em Perícia Contábil com CNPC 1499. Experiências: pagar/receber, faturamento, controle de notas fiscais entrada/saída, controle diário banco, pagamento/compras, apuração mensal de impostos, custos/vendas. Total domínio nas rotinas financeiras e administrativas, auditando e gerando informações para tomadas de decisões.

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