fbpx
Indústria 4.0 Simplificada

Indústria 4.0 Simplificada

Muitos empresários e empreendedores, para não falar todos, já ouviram falar em indústria 4.0. Mas, de uma maneira objetiva e simplificada, o que isso quer dizer? Como transformo minha indústria ou como me adapto para trabalhar em uma indústria dessa? Este é o tema de hoje no Blog Integrale. Boa leitura!

A indústria 4.0 fornece às empresas e aos funcionários uma inovadora forma de interação homem-máquina, apoiando-se completamente na tecnologia para reduzir custo de produção, aumentar e controlar a produtividade, além de disponibilizar informações em tempo real para melhor tomada de decisão.

Indústria 4.0

Na prática, é necessário que as empresas tenham processos bem definidos, saber quais informações queremos obter e alimentar os sistemas de forma correta. Sobretudo, é essencial entender que, no século XXI, qualquer informação sobre o negócio deve estar dentro de um sistema – e não na cabeça de uma única pessoa, entre outras tantas questões básicas.

Particularmente, acredito que a indústria 4.0 trate de uma realidade um pouco distante da maior parte das indústrias brasileiras. Principalmente porque, no nosso mercado, predomina-se a cultura empresarial de não utilizar os ERPs de maneira correta e de não aproveitar 100% das tecnologias existentes. Seja pela cultura, seja pela falta de investimento em novos conhecimentos, esta é a realidade observada.

 

Indústria 4.0

 

Se a sua indústria ainda está se adaptando à Fase 3, fase da automação, inicie um projeto para entender o que será necessário para a 4ª Revolução.

Apesar de distante, lembre-se: quem inicia antes provavelmente chegará primeiro.

Para saber mais sobre tecnologias para pequenas e médias empresas, leia o artigo sobre Small Data para empresas.

Tiago Ortolani

CEO da Integrale Soluções Empresariais e professor de Graduação e Pós-Graduação na FIJ - Faculdades Integradas de Jaú. Também é Mestre em Engenharia de Produção – Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica e Econômica pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e especialista em Perícia e Auditoria Contábil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu