fbpx
Organizações exponenciais, PTM e seu negócio

Organizações exponenciais, PTM e seu negócio

Se termos como organizações exponenciais e PTM soam chinês para você, bem-vindo. Este é o texto que lhe apresentará novos conceitos e mudará a sua forma de ver a vida e o mundo empresarial.

Hoje, no Blog Integrale, faremos uma breve introdução sobre o que são organizações exponenciais, por qual motivo elas recebem este nome e como todas elas estão pautadas em uma mesma premissa: o PTM.

Boa leitura!

 

Organizações Exponenciais

O livro Organizações Exponenciais, de Salim Ismail, aborda a diferença entre pensamento linear e pensamento exponencial aplicados no meio empresarial, mostrando como as companhias que seguem o segundo modelo estão conseguindo causar um impacto 10 vezes maior que as organizações tradicionais.

Segundo ele, as empresas clássicas estão baseadas em bens físicos, como produtos, imóveis e maquinário, avançando no mercado através de um crescimento linear. Geralmente, elas requerem um grande investimento, possuem um alto custo para se manterem no mercado e têm um grande espaço físico, com muitos funcionários.

Enquanto isso, as novas empresas são baseadas em informações, como serviços, aulas e conhecimento, e possuem um potencial de crescimento muito maior que as primeiras, um potencial exponencial. Elas possuem poucos funcionários e, por serem menores, também conseguem ser mais ágeis, pois requerem menos trabalho humano.

 

Como se tornar uma organização exponencial?

O primeiro padrão identificado por Salim Ismail é a forma em que estas empresas se organizam e praticam a sua gestão, baseada no PTM, o Propósito Transformador e Massivo.
O PTM consiste na definição de um propósito (aqui, vamos focar no que faremos, não no que já foi feito) que transforme totalmente a sociedade de maneira massiva. Não é uma declaração da missão, mas uma mudança cultural que move o ponto focal de uma equipe política interna para o impacto externo.

Confira algumas das organizações exponenciais com PTM mais lucrativos:

  • Google
    Propósito Transformador e Massivo: Organizar a informação do mundo.
  • TED
    Propósito Transformador e Massivo: Criar ideias que merecem ser espalhada.
  • Tesla
    Propósito Transformador e Massivo: Acelerar a transição para o transporte sustentável.
  • PayPal
    Propósito Transformador e Massivo: Construir a solução em pagamento mais conveniente, segura e eficiente da web.

 

O Propósito Transformador Massivo da Integrale Soluções Empresariais é implementar melhores práticas empresariais com o uso de tecnologias e técnicas de gestão.

E o seu?
Vamos trabalhar juntos para criar um e transformá-lo em realidade?

 

Assista o resumo do livro no canal Pipelearn.

Tiago Ortolani

CEO da Integrale Soluções Empresariais e professor de Graduação e Pós-Graduação na FIJ - Faculdades Integradas de Jaú. Também é Mestre em Engenharia de Produção – Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica e Econômica pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e especialista em Perícia e Auditoria Contábil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu