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Aumento de vendas pós-natal

   Natal é uma época de aumento de vendas, pelo menos essa é a expectativa do empresário. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) as vendas dos lojistas de shoppings center cresceram 5,5% neste Natal em relação ao mesmo período de 2017.

Mas e agora que acabou o Natal?

   Agora é um período de baixa demanda, nesse período é onde algumas empresas começam a sentir dificuldades, nem tanto pelo fluxo financeiro já que as vendas de dezembro ajudaram nesse sentido, mas sim na queda das vendas e no fluxo do próximo mês.

   Nesse momento precisamos de planejamento e estratégia, por exemplo: Qual é a sua atitude comercial pós-natal? Preparar a equipe para as trocas de mercadorias e promover o famoso desconto de janeiro?

   Talvez essas atitudes sejam inevitáveis, mas precisamos pensar em algo mais. Será que a sua atitude ou de sua equipe está sendo reativa ou proativa em relação ao seu cliente?

   Nesse momento é de extrema importância que tenhamos um cadastro muito bem elaborado dos nossos clientes, sabendo exatamente qual o estilo dele ou de quais produtos ele mais gosta, ou ainda quais os detalhes que fazem diferença para ele. Precisamos ser proativos para fazer visitas, ligações, entrar em contato de forma geral, não apenas em uma postagem nas mídias sociais.

   Precisamos lembrar que estoque é custo, porém se bem aplicado ele se transforma em receita e lucro muito rápido, por isso a importância de acertar nas compras e para isso é preciso conhecer seu cliente.

  Você conhece seu cliente? Todos seus detalhes? Tudo o que você sabe dele é anotado em algum lugar e depois analisado com muita calma na hora de fazer as compras e antes de ligar para ele?

Esses são conceitos básicos que muito empresários fazem, porém sem estratégia, sem anotações ou algum estudo desses dados. Gostou do nosso conteúdo? Conheça os nossos canais de comunicação.

 

Tiago Ortolani

Sócio da Integrale Consultoria Empresarial

(14) 99723.1377

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